Cirurgias eletivas irão retornar no Hospital Municipal

Cirurgias eletivas irão retornar no Hospital Municipal
Foto: Ilustrativa

Um novo decreto, divulgado hoje (21), do governo do Estado no Diário Oficial revogou a suspensão da realização de cirurgias eletivas pelos hospitais da rede pública estadual e pela rede contratualizada.

A medida tinha sido aplicada no dia 31 de março deste ano devido ao agravamento da pandemia da covid-19 e a necessidade de ocupação de leitos de alta complexidade. As exceções eram apenas cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas e aquelas que, mesmo caracterizadas como eletivas, podiam causar danos ao paciente caso não fossem realizadas durante o período de suspensão.

Após estes 4 (quatro) meses, a cidade de Ivinhema também retornará com as cirurgias eletivas, sendo que até o momento já existem cerca de 90 cirurgias na lista de espera. A previsão é ocorram 10 cirurgias por semana no HMI (Hospital Municipal de Ivinhema).

Amanhã, quinta-feira (22), já estão agendadas 4 (quatro) cirurgias de vesícula, e a partir do dia 26 serão 5 cirurgias na segunda e 5 na sexta-feira. Os médicos que irão realiza-las são Dr. Denilton e Dr. Leonardo, além dos médicos anestesistas.

O Governador Reinaldo Azambuja, manteve a suspensão deste serviço até que a taxa de ocupação de leitos em Mato Grosso do Sul reduzisse o suficiente. Além disso, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, informou a retomada do mutirão de serviços da Caravana da Saúde nos próximos 30 dias.

A meta, segundo o secretário é realizar até 1,5 mil cirurgias em um único final de semana por todo o Estado, utilizando a estrutura já existente dos hospitais públicos estaduais e os contratualizados.

O próximo passo agora é credenciar as unidades hospitalares que queiram participar da Caravana ou por processo licitatório.