Tradição da Folia de Reis resiste ao passar dos anos

Com início no dia 24 de dezembro e término no dia 06 de janeiro, a tradição da Folia de Reis continuará ativa em Ivinhema. Segundo informado para a reportagem, no município, os fundadores foram os senhores Sebastião e seu Pedro, que vem desde 1976 realizando com diversos membros.
A folia de Reis da companhia Fernandes vem de geração em geração, passando de pai para filho, e atualmente são 15 membros participantes: “Nosso objetivo é pagar promessa e levar alegria para o coração de cada pessoa que nos aceita”.
A Companhia Fernandes convida toda população para a saída no dia 24 ás 18 horas horas na rua José Almeida Macedo, nº 116 no Bairro Guirai, e também para participarem do encerramento no dia 06 de janeiro às 18 horas.
TRADIÇÃO
De origem europeia, a tradição católica já faz parte da cultura popular, principalmente nas cidades menores. Tudo começa no dia 24 de dezembro, à meia noite. O grupo sai com violões, tambores e triângulos pelas ruas. Quem puxa a cantoria é o embaixador e o grupo o acompanha nas canções religiosas. Cada grupo tem suas particularidades.
A tradição remete ao episódio dos Três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, que viram a Estrela de Belém no céu e por ela se guiaram para encontrar Jesus recém-nascido e oferecer presentes para a criança. Os personagens são representados pelos palhaços, geralmente vestidos com trajes e máscaras coloridas.
Nas casas, as pessoas entram na folia e fazem doações conforme a condição do morador. Tudo arrecadado é revertido para a grande festa que acontece no mês seguinte.
O que a Bíblia fala sobre a Folia de Reis?
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
Quais são os rituais da Folia de Reis?
É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos. Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.
Comentários do Facebook