Pescadores são multados por exceder o limite de pesca

Pescadores são multados por exceder o limite de pesca
Foto: Divulgação/PMA

Na tarde desta quarta-feira (19/06), a Polícia Militar Ambiental com sede em Batayporã, flagrou quatro pescadores amadores, J.A.A (64), A.B.B.S, (59), J.C.M (44) e V.W (42), transportando cerca de 30kg de pescado, embora estando no período de pesca aberta, a quantidade encontrada excede a permitida para a categoria amadora. Ainda sobre o pescado, foram encontrados espécimes com tamanhos inferiores à permitida.

Durante deslocamento pela Rodovia BR 376, de Nova Andradina até a cidade de Ivinhema, para atender uma denúncia, a equipe visualizou o veículo VW/Gol e em seu reboque uma embarcação. A equipe ultrapassou o veículo e, um pouco mais à frente, estabeleceu ponto de bloqueio, realizando a abordagem e fiscalização no veículo.

O veículo era ocupado pelos pescadores amadores, J.C.M de 44 e V.W de 42 anos e, em efetiva fiscalização, a equipe localizou 8,900kg de pescado, alguns exemplares com medidas inferiores.

Logo após, outro veículo, um Fiat Strada, em seu reboque, uma embarcação, saindo de uma vicinal, adentrou a rodovia e, ao passar pelo bloqueio, também foram abordados e fiscalizados. O veículo era ocupado por mais dois pescadores, J.A.A de 64 e A.B.B.S de 59 anos, e foram encontrados outros 22,100 kg de pescado, também com exemplares com medidas inferiores ao permitido.

Diante das infrações constatadas, os autores foram autuados administrativamente, os dois primeiros no valor de R$ 2.189,00 cada, outros dois no valor de R$ 2.321,00 cada, os petrechos e embarcações foram apreendidos.

Ainda sobre as infrações, o fato da captura de espécimes acima da quantidade permitida e seus tamanhos inferiores ao permitido encontram previsão legal estabelecida pela lei de crimes ambientais: “Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1.998”, neste sentido, os autores foram apresentados na Delegacia de Polícia de Ivinhema para providências que o caso requer.

A Polícia Militar Ambiental informa que continua com as fiscalizações, conta com o apoio da população do Vale do Ivinhema e se coloca à disposição para palestras, orientações e denúncias por meio do telefone e WhatsApp (67) 3443-1095.

Foto: Divulgação/PMA