Concerto musical de professores da Filarmônica Jovem de MS será nesta quarta (23)

Concerto musical de professores da Filarmônica Jovem de MS será nesta quarta (23)

Os professores da Orquestra Filarmônica Jovem de MS farão um concerto em Ivinhema na quarta-feira, 23 de março, em comemoração aos 18 anos da Fundação Nelito Câmara. A apresentação será no Galpão das Artes, nova sede da FNC, as 19h30. A entrada é gratuita.
O concerto contará com um repertório de músicas clássicas e populares e trará dois exprofessores da instituição, o Maestro Eduardo Martinelli e o violonista Jardel Tartari entre seus integrantes. O evento é uma realização do Governo Estadual de Mato Grosso do Sul através de seu Fundo de Investimentos Culturais, FIC.
A FNC é uma entidade privada de interesse público e está em Ivinhema desde 2004. Milhares de crianças e adolescentes já passaram por seus cursos de formação cultural. Em 2022 uma série de eventos marcará seu aniversário de 18 anos.

 

FILARMÔNICA JOVEM DE MS

O projeto “Filarmônica Jovem do MS” é uma iniciativa patrocinada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Sob a coordenação dos maestros Eduardo Martinelli e Jardel Tartari, os professores de música Rafael Morais, Bianca Danzi e Jorge Caceres estão realizando o ensino coletivo dos instrumentos musicais num período de 10 meses em instituições que lidam com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em bairros como Parque do Sol, Jardim Columbia, Perpetuo Socorro e Parque Lageado. As aulas começaram em agosto do ano passado no Instituto Misericordes e no Projeto Águia.

Uma das ações previstas, e que está sendo realizada, é a realização de concertos no interior do Estado e na Capital. Dez destes com os músicos participantes do projeto Jardel Tartari (violão), Jorge Caceres (teclados e baixo), Bianca Danzi (canto e violino), Rafael Morais (violoncelo) e maestro Eduardo Martinelli (regência e violão). As apresentações acontecerão nas cidades de Ivinhema, Corumbá, Três Lagoas, Terenos, Aquidauana, Jardim e Campo Grande.

Na capital o público-alvo serão pessoas com necessidades especiais e os shows acontecerão na Apae e no ISMAC-Instituto Sul Mato-grossense para Cegos. Serão realizados ainda outros três concertos com os alunos do “Cursos Extensivos de Instrumentos De Orquestra” (primeira ação) junto com os profissionais do projeto, nos locais onde são realizados os cursos.

Para finalizar o projeto “Filarmônica Jovem do MS” será feito um concerto comemorativo que reunirá cerca de 10 alunos de cada uma das instituições que participaram do ensino de instrumentos com o intuito de promover  o intercâmbio e fazer uma mostra do resultado gerado no aprendizado dos alunos. O evento será realizado dentro da programação do Festival Encontro com a Música Clássica ou em local indicado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “Espero que consigamos prosseguir após o término do convênio e que o recurso que foi empregado pelo FIC-MS sirva de pontapé inicial para darmos continuidade à “Filarmônica Jovem do MS” buscando patrocinadores privados”, finalizou Tartari.