Agente de Saúde, nascido no município, participa de reportagem do Fantástico
Aconteceu MS

O jovem Lucas Amaral, nascido em Ivinhema, é Agente de Saúde na cidade de São Paulo/SP, além de estar trabalhando como pesquisador no censo da população de rua na maior cidade do Brasil.
O programa Fantástico exibiu reportagem especial pelo fato de que, em dois anos, população de rua em São Paulo aumentou mais de 30%. A matéria citou dados exclusivos, contando a história de famílias inteiras que não tiveram escolha a não ser trocar o teto pelo concreto.
Lucas apareceu por diversas vezes na reportagem realizando seu trabalho, conversando com os moradores de rua, fazendo perguntas e orientando eles em busca de ajuda.
Ele ainda informou que, por 6 meses, também esteve nesta mesma situação, e que isso lhe capacita a fazer seu trabalho de maneira diferente: "Sinto a dor do outro, como a nossa dor. Acredito que gerando oportunidades é a chave para melhorar a vida dessas pessoas. Ter o apoio de abrir a porta com emprego, educação e moradia digna".
Segundo o Censo, tem mais gente vivendo na rua da cidade: são quase 32 mil pessoas. Em dois anos, essa população cresceu 31%. Isso contando também quem pernoita em abrigos. Levando em consideração apenas os que ficam o tempo todo na rua, o aumento registrado pelo Censo é ainda maior: 54%. O novo Censo também mostra que 18 em cada 100 pessoas vivem há menos de um ano nas ruas.
Para responder ao crescimento da população de rua, a Prefeitura de São Paulo aposta em um programa de moradia temporária chamado “Reencontro”. O programa vai oferecer unidades de 12 m² a 19 m².
Comentários do Facebook